Cirurgia de Varizes Convencional

por | abr 14, 2017

Introdução:

A cirurgia convencional de varizes é aquela em que se realiza a retirada de varizes com pequenas incisões e em hospital e, geralmente, com uma anestesia de bloqueio tipo raquianestesia ou peridural. As internações são em esquema de hospital dia, ou seja, pacientes internados de manhã têm alta no final da tarde. Trata-se de um procedimento bem estabelecido que ganhou em excelência estética e aprimoramento técnico durante todos esses anos. Além disso, é muito seguro e com baixos riscos de complicações.A cirurgia convencional de varizes é aquela realizada principalmente em casos de doença que acomete as safenas e em casos de varizes com diâmetro maior que 4mm. A escolha sobre a retirada da safena é complexa e depende de vários fatores: se é a primeira cirurgia ou não, a idade, o diâmetro da safena e a colateralização, o refluxo na safena, a intenção de tratamento estético e mais importante: os sintomas. O exame de US doppler isolado não é, de maneira nenhuma, definitivo para essa decisão. Nesse procedimento realizamos a preparação através de um exame ultrassonográfico (US doppler) muito bem feito – de preferência com um vascular da equipe e/ou que realizará a cirurgia (há grande variação na execução desse exame entre os profissionais que o executam.

Nesse procedimento mapeamos todas as varizes e perfurantes insuficientes. Além disso, todo o trajeto das veias safenas magna e parva são testadas em relação a sua função com o paciente sentado ou em pé. E também o sistema venoso profundo é avaliado para saber se ele é adequado e sem sinais de trombose (o que é imprescindível para saber sobre o resultado final do procedimento). Para a cirurgia realizamos, geralmente, a internação em hospital-dia. Ou seja, os pacientes são liberados para a alta no mesmo dia do procedimento, quando a cirurgia é pela manhã. Quando os pacientes chegam ao centro cirúrgico eles são encaminhados para a marcação em pé das varizes e vasos com uma caneta cirúrgica com o auxílio do veinlite (equipamento que emite luz de LED vermelho que facilita a visualização das varizes).

Descrição:

Os pacientes são sedados após um acesso venoso. Sendo assim, não há a dor e a lembrança da picada da raquianestesia. No procedimento realizamos pequenas incisões de 1-2 mm próximas às varizes com intervalos 1-2cm entre elas. Utilizamos uma lâmina oftálmica de 15 graus (com o intuito de melhorar a cicatrização das incisões). Para a retirada da safena realizamos duas incisões para a safena magna (2,5cm em virilha e 1cm em face interna do joelho) e uma incisão para a safena parva (2,5cm em face posterior do joelho). Antes da retirada das varizes, as regiões próximas às varizes são instiladas com soro e adrenalina. Isso é realizado com o intuito de diminuir o hematoma no pós operatório. Para a sutura de pele utilizamos ponto interno absorvível. Isso é para melhorar a estética da cicatriz e para retirar a necessidade de retirar pontos no consultório (procedimento desconfortável e, às vezes doloroso). Na maioria dos casos em que há indicação de safenectomia, a clínica tem como conduta a retirada da safena de coxa e terço proximal de perna.

No método convencional utilizamos um dispositivo chamado de fleboextrator. Trata-se de uma vareta de plástico bem fina que é passada dentro da safena e por ela retiramos a safena em seu segmento doente. Ao final do procedimentos optamos pelo enfaixamento com faixa elástica de baixa elasticidade. Isso se mostrou, em nossa experiência, que há redução do hematoma. Isso faz que ocorra somente uma equimose de pele sem abaulamento facilitando a reabsorção do mesmo e diminuindo a dor. Acabada a cirurgia, os pacientes ficam de 40 minutos a 1 hora na recuperação pós anestésica e, após o retorno nos movimentos dos pés, são encaminhados ao quarto.

Lá permanecem com membros elevados e a dieta é liberada. A alta acontece quando há a adequada aceitação da dieta e se não há intercorrências. Os pacientes são encaminhados para um retorno em 7-9 dias após a cirurgia no consultório. Para as orientações sobre os cuidados pré e pós operatório na cirurgia de varizes:

Abaixo há uma animação sobre as causas das varizes e o tratamento convencional:

Share This
WhatsApp chat