Vasinhos – Definições Gerais
Os conhecidos vasinhos são chamados pelos médicos de telangiectasias. Eles são vasos anômalos menores que 1mm que se localizam na derme.
Elas atingem até 60% da população adulta e estão presentes em até 8% das mulheres entre 20-30 anos, subindo para 41% após os 50 anos e 72% após os 70 anos.
São formações vasculares bem visíveis e que causam um grande incômodo estético. Podem ser avermelhadas e azuladas e tortuosas ou lineares. Localizam-se preferencialmente na face lateral de coxa e face interna de joelhos.
Apesar de serem pequenos, geralmente apresentam alguma veia nutridora mais profunda.
Fatores associados
Os fatores causadores dos vasos são os mesmos das varizes e incluem a hereditariedade, gravidez, uso de anticoncepcional, obesidade e sedentarismo e o sexo feminino.
Sintomas
Os vasinhos geralmente são assintomáticos. Em alguns casos os pacientes se queixam de queimação ou coceira sobre os vasos e dor em pontada no local.
Tratamento
Existem dois principais métodos para o tratamento dos vasinhos: o uso de LASER trancutâneo (ND YAG 1064) e o uso de escleroterapia (aplicação com agulha com várias substâncias e espuma).
O LASER YAG 1064 é uma luz com um único comprimento de onda que tem afinidade pela hemoglobina presente nos vasos. Sendo assim, após o disparo há a ação da luz no vaso com a ablação do mesmo. Geralmente para o uso do LASER utilizamos um resfriador de pele.
A escleroterapia é a injeção de substâncias para que essas causem uma inflamação da parede do vaso, assim propiciando a absorção do mesmo. São utilizadas várias substâncias dentre elas: polidocanol na forma líquida ou em espuma, a glicose, ethamolin, etc.
Não existe um método definitivo. O ideal é a associação dos métodos utilizando a melhor ferramenta para o tipo ideal do vaso. Dessa forma, conseguimos um resultado de eliminação em torno de 90% dos vasos.
Após o tratamento dos vasinhos, os mesmos não voltam. O que há é o aparecimento de novos vasos com o tempo. Isso acontece porque geralmente o paciente apresenta uma hereditariedade/predisposição ao aparecimento. Dessa forma, é importante o tratamento contínuo de manutenção se houver um novo surgimento.
Mais informações sobre os tipos de tratamento (espuma, aplicação convencional e LASER) clique abaixo:
Endereço: Avenida Ibirapuera, 2907 Conj. 1608 –
Moema, São Paulo-SP
Ao lado do Shopping Ibirapuera
Ao lado da estação Eucaliptos do metrô linha lilás
Estacionamento com manobrista no local
Agendamentos e Dúvidas: