Espuma para varizes

por | abr 14, 2017

O tratamento com espuma para o tratamento das úlceras chama-se Ecoesclerose. Trata-se da injeção da espuma concentrada (polidocanol 1-3%) dentro das veias doentes (geralmente as safenas). A espuma branca com a consistência de um mousse é a mistura do ar com o polidocanol. A espuma age causando irritação e inflamação controlada na parede das veias doentes. Com isso a veia oclui e o corpo a reabsorve. Nesse tratamento sempre utilizamos o US doppler para acompanhar a injeção e deixar o procedimento mais seguro.

As úlceras (feridas) de pernas podem ter inúmeras causas (venosa, hipertensiva, infecciosa, reumatológica, etc). Consideramos como como causa venosa quando identificamos varizes e/ou insuficiência de safena e descartamos outras causas com exames. As úlceras venosas são melhores tratadas com cirurgia convencional ou LASER/Radiofrequência. Porém em casos que não há essas possibilidades como em pacientes idosos ela é uma ótima saída. Permite o fechamento da ferida em mais de 85% dos casos.

Iniciamos o tratamento com a espuma após o tratamento da ferida com uso de medicamentos e com tratamento compressivo. Não realizamos o tratamento em vigência de infecção. Contraindicamos o tratamento também em casos de doença arterial associada, trombose venosa, gravidez, forame oval patente e alergia ao polidocanol. Geralmente necessitamos de 1 a 3 sessões para o tratamento completo da ferida. A taxa de recorrência em 5 anos é aproximadamente 20% e há a necessidade de repetição do tratamento

Esse é um procedimento ambulatorial feito com anestesia local. Os pacientes são posicionados com os membros elevados. realizamos a punção da veia safena na altura do joelho e confirmamos o sucesso da punção com o us doppler. Após isso, injetamos a espuma até ela chegar ao final da safena, preenchendo toda a luz. O procedimento dura aproximadamente 30 minutos. Faixas elásticas são aplicadas e os tipos variam para cada caso. Após isso pedimos para o paciente se levantar a andar por aproximadamente 15 minutos. A profilaxia para trombose é feita em todos os casos com a injeção de medicamento antes do tratamento.

Clique aqui para orientações sobre enfaixamento em feridas venosas.

Share This
WhatsApp chat