Dor nas pernas – doenças
Definições Gerais
A queixa de dor nas pernas é, sem dúvida, o motivo que mais pacientes procuram o cirurgião vascular. O sedentarismo, o ritmo de trabalho cada vez mais intenso associado ao uso de sapatos inadequados e a necessidade de ficar muito tempo em pé/sentado aumentam, a cada dia, o número de pessoas com queixa de dor em pernas.
Existem várias causas para a dor em pernas, dentre as principais:
- Dor miofascial (dor muscular)
- Insuficiência venosa crônica (pelas varizes ou pelo sedentarismo)
- Fasceíte plantar
- Metatarsalgia
- Lombociatalgia
- Tendinite
Muitas vezes as causas vêm sobrepostas e a análise cuidadora do especialista no tipo de dor é muito importante. Muitas vezes os pacientes vem ao cirurgião vascular com queixa de dor em pernas e em até 70% das vezes a dor é causada por outros problemas. Sendo assim, é importante ouvir muito bem o tipo de dor que o paciente tem e associar o exame correto para o diagnóstico (US Doppler no momento da consulta).
Orientações Gerais
Apesar de multifatorial, algumas orientações são válidas para o tratamento e prevenção das dores. São elas:
- Atividade física de rotina aeróbica e anaeróbica (respeitando as limitações individuais)
- Uso de sapatos adequados (evitar saltos finos e altos maiores que 4cm e sapatilhas/rasteirinhas)
- Atenção na postura no trabalho (uso de apoiadores em pés e hábito de andar de maneira intercalada quando for ficar muito tempo sentado)
- Controle do peso
- Uso de meia elástica no trabalho (quando o mesmo exigir que se fique em pé muito tempo)
Importante entender que essas dores são associadas com o dia-a-dia. E a recorrência muito frequente. Sendo assim, essas mudanças de hábitos devem ser contínuas para que as dores não retornem.