Definições Gerais

Varizes é o termo utilizado para definir as veias que, por diversos motivos, se tornam dilatadas e com perda de sua função valvar. Elas são associadas ao aumento da pressão venosa nas pernas. Geralmente consideramos varizes as veias que se apresentam tortuosas, com paredes finas e com diâmetro acima de 3mm.

Dentre os fatores que causam as varizes primárias incluem:

  • Hereditariedade
  • Sexo feminino (proporção de 1 homem para 4 mulheres)
  • Idade (quanto mais velho maior a incidência de varizes)
  • Obesidade
  • Uso de anticoncepcional e reposição hormonal
  • Gravidez
  • Sedentarismo

Alguns fatores que as pessoas acreditam ser associados as varizes mas que não são: uso de salto alto, subir escadas fazer atividade física moderada.

Sintomas

Os sintomas mais frequentes causados pelas varizes incluem dor, sensação de peso em pernas e fadiga. Outros sintomas são: inchaço de pernas, ardor, coceira, formigamento e cãimbras.

Diagnóstico

O diagnóstico das varizes é clínico. A maioria das varizes são visíveis pelo exame clínico com o paciente em pé.

O ultrassom doppler é  exame de escolha para avaliar qual o melhor método para tratamento. Com ele conseguimos avaliar se a veia safena e perfurantes são adequadas e se o sistema venoso profundo competente.

O termo “varizes internas”, na verdade é uma maneira que alguns médicos escolhem para explicar as varizes que não são visíveis. O caso é que todas as varizes, mesmo mais profundas, são do sistema venoso superficial.

Tratamento

O tratamento clínico para as varizes incluem o uso de meia elástica e de medicamentos venotônicos (Daflon, venalot, Capilarema, Vecasten, etc). Além disso, recomendamos o controle do peso, prática de esportes e uso de roupas e calçados corretos (salto menor que 4cm largo).  Nos casos de trabalhos que exigem que s fique muito tempo sentado, recomenda-se que se caminhe 3-5 minutos a cada 1 hora afim de diminuir a pressão venosa dos membros.

O tratamento cirúrgico é recomendado em casos de sintomas importantes e falha no tratamento clínico.

Existem vários tratamentos disponíveis para o tratamento das varizes especialmente quando a veia safena está envolvida. São especialmente o tratamento convencional, a termoablação (radiofrequência e o endolaser) e o uso de espuma guiada por us doppler. A escolha do método é baseada em vários fatores como a gravidade dos sintomas, as alterações no US doppler, tipo físico e pele, risco operatório, etc.

Depois de operadas as varizes, as veias retiradas não retornam mais. Como o risco é multifatorial, outras varizes podem aparecer com o tempo. Sendo assim, o contínuo acompanhamento é fundamental.

O tratamento de cirurgia de varizes pode ser realizada pelo método convencional, espuma (ou ecoesclerose) e pela termoablação (inclui o endoLASER e Radiofrequência-VNUS). Muitas vezes associamos os métodos para se ter uma cirurgia mais completa. Além disso, em muitos casos, usamos o ultrassom Doppler para ajudar na cirurgia.

Quer saber sobre os vários tratamentos?

Share This
WhatsApp chat