Tromboflebite

por | jan 9, 2015 | 0 Comentários

Tromboflebite – Definições Gerais

Tromboflebite é a formação de sangue coagulado dentro de veias superficiais de membros. Chamamos de tromboflebite superficial quando acomete a veia safena magna e varicotrombose quando acomete as outras veias superficiais.

O sintoma clínico é o vermelhidão e aumento de temperatura no trajeto da veia acometida e enduração a palpação. Pode vir associado a inchaço na perna e febre. Há uma forte dor localizada na área inflamada.

As causas da tromboflebite é a presença de varizes de pernas, estado de hipercoagulabilidade (trombofilia, uso de anticoncepcional), estase venosa, gravidez, etc.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico através de exame físico. O ultrassom doppler é realizado para confirmação diagnóstica e para avaliar a extensão do trombo dentro do vaso (qual a proximidade com a veia femoral).

Tratamento

O tratamento é feito através de uso de anticoagulantes, anti-inflamatórios e analgésicos. Localmente aplicamos hirudoid ou anti-inflamatórios após compressa/bolsa de gelo na fase aguda e compressa/bolsa de água quente na fase crônica.

Após a fase inflamatória, a área acometida fica endurecida e dolorida por alguns meses.

Na fase crônica, após o uso de anticoagulantes, solicitamos exames para avaliar a causa da tromboflebite. Essa talvez seja a parte mais importante que é avaliar o porquê que a tromboflebite ocorreu e qual o risco dela recorrer.

Avaliando caso a caso solicitamos, quando necessária, a pesquisa de trombofilia que são exames que avaliam se há algum fator no sangue que pode causas uma trombose. Geralmente pedimos os exames numa fase mais tardia ou 3-4 semanas após o uso de anticoagulante.

Share This