Embolia Pulmonar

por | set 15, 2014 | 0 Comentários

Definições Gerais

Embolia pulmonar (TEP) é a presença de sangue coagulado dentro da artéria pulmonar. Geralmente isso acontece após a embolização de uma trombose venosa profunda de membros superiores ou inferiores.

É uma condição grave em que o sangue bombeado pelo ventrículo direito do coração encontra uma área de alta pressão causada pela presença do trombo.

Com isso, o coração trabalha sob resistência e há dificuldade de trocas gasosas.

Os pacientes com embolia pulmonar podem desenvolver a doença com gravidade variáveis. Sendo assim, os sintomas podem ser frustros como somente dor torácica discreta. Ou então com sintomas mais importantes como falta de ar, dor torácica posterior, tosse com sangue, falha cardíaca (cor pulmonale), etc.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito pelo quadro clínico e confirmado por angiotomografia com protocolo para TEP e angiografia pulmonar.

Outros exames como a ressonância, a cintilografia e a angiografia são utilizados em casos mais específicos.

Tratamento

O tratamento é realizado em UTI nos primeiros dias. Realiza-se a anticoagulação plena com heparina não fracionada ou de baixo peso molecular e após se troca para anticoagulante oral (rivaroxabana ou warfarina).

Em casos graves de embolia com comprometimento da função cardíaca pode-se utilizar medicamentos para dissolver trombos. Esses “trombolíticos” podem ser administrados na veia do braço ou através de cateterismo diretamente no trombo associado a equipamentos de tromboaspiração.

Share This