Doenças associadas ao inchaço das pernas

por jan 9, 20150 Comentários

Definições Gerais

O inchaço das pernas (ou edema das pernas) é uma das causas mais frequentes de queixa no consultório do cirurgião vascular.

Consideramos uma perna inchada quando há retenção de líquido nos membros associado ao extravasamento no tecido subcutâneo.

O resultado disso é aquele sinal de depressão que fica na perna quando a apertamos com o dedo na altura da canela.

Existem várias causas para o inchaço dos membros e cabe ao especialista avaliar cada caso para descobrir o motivo. Nesse interim, o especialista se vale da história clínica, do exame físico e de exames de imagem e de sangue.

Abaixo estão algumas das principais causas de inchaço e suas características:

Varizes: O inchaço é mais no final do dia e bilateral (mas geralmente um lado é pior que o outro). Acomete mais a pernas e menos o pé. O inchaço é quente. Vem associado a dor em peso nas pernas mais no final do dia. Com piora do sintomas quando o paciente fica muito tempo em pé ou muito tempo sentado. Os pacientes apresentam, geralmente, varizes aparentes. Mais informações: Clique aqui.

Linfedema: O inchaço é mais no final do dia e, geralmente, de um lado só. É um inchaço frio e que acomete mais no pé. Piora no final do dia e, geralmente, não apresenta dor. Os pacientes podem apresentar história de erisipela prévia ou aumento recente de peso. O tratamento se faz pelo cuidado com os pés e enfaixamentos. Mais informações: Clique aqui

Sedentarismo e obesidade: O Inchaço geralmente é bilateral e geralmente mais no final do dia. Geralmente tem intensidade igual entre os membros. Pode ter dor em peso no final do dia mas é menos intenso. Tem correlação com o tempo em pé ou sentado. Não apresenta varizes visíveis. Os exames de sangue e imagem geralmente são normais.

Trombose venosa profunda: inchaço que aparece subitamente e não melhora (nem mesmo pela manhã após repouso). Geralmente é de um só lado e está associado a dor de forte intensidade em panturrilha (principalmente ao toque). A perna pode ficar arroxeada ou avermelhada. Acomete mais a perna e menos o pé. Mais informações: Clique aqui

Hipertensão sem controle: Paciente com inchaço de igual intensidade nas duas pernas. mais no final do dia. Porém, frequentemente também têm inchaço pela manhã. Apresenta picos de pressão em algum horário do dia. Em muitos casos pode estar associado ao uso de anti-hipertensivos da classe dos bloqueadores de canais de cálcio como anlodipino.

Outras causas de inchaço nas pernas: anemia, síndrome nefrótica, pós trauma, insuficiência renal, doenças reumatológicas, edema cíclico idiopático, hipotireoidismo, etc.

A escolha dos exames que serão pedidos é feita baseada na história clínica e exame físico realizados durante a consulta.

O tratamento do inchaço é feito tratando a causa (por exemplo: operando as varizes). Além disso, geralmente utilizamos meias elásticas e medicamentos venotônicos para melhorar  retorno venoso.

Share This
WhatsApp chat